sábado, 3 de maio de 2008

AULA INICIAL PARA CRIANÇAS

Prece inicial

Primeiro momento: dar as boas vindas às crianças. Falar da alegria de estar aqui, que é um momento muito importante e que nas aulas irão juntos aprender muitas coisas legais e se divertir.

Segundo momento: apresentação das evangelizadoras. Coloca-se um cartaz no quadro bem colorido, representando a sala de aula, e conforme cada evangelizadora vai se apresentando, cola o seu boneco no cartaz. Assim, cada personagem do cartaz representa um integrante da turma. Fizemos um cartaz de EVA, que ficou muito bonito, posteriormente foi colado da porta da sala, representando a turma do maternal.

Exemplos da apresentação das evangelizadoras:
*Freqüento o Grupo de Estudos. Estou aqui para aprender junto com vocês sobre a Doutrina Espírita, sobre Jesus e seus ensinamentos.
* Olá crianças! Adoro crianças, tenho muito carinho e amor para dar a vocês. Quero transmitir tudo de bom que Jesus nos ensinou para que vocês continuem sendo crianças boas, caridosas, compreensivas e amorosas.
* Oi! Gosto de músicas, de histórias e de poesias. Neste ano vou ajudar vocês a conhecer a Doutrina de Jesus.
Terceiro momento: apresentação dos evangelizandos. Perguntar o nome, o que gosta, tentando conhecer um pouquinho de cada um. Depois da apresentação, escrever o nome da criança em um dos bonecos de papel e colá-lo no cartaz. Se, no próximo encontro, aparecer crianças novas a evangelizadora poderá incluir novos bonecos no cartaz.
Quarto momento: falar sobre o significado da evangelização. Explicar que durante o ano vão ser contadas lindas histórias, que eles aprenderão sobre Jesus e seus ensinamentos e sobre a Doutrina Espírita; que farão trabalhinhos com tinta, papéis diferentes, desenhos, pinturas, massa de modelar e muitas outras coisas legais. E que, com a companhia de Jesus e do Anjo da Guarda, as aulas terão muita alegria e amor. Enfim, que serão, com certeza, aulas muito legais.
Quinto momento - atividade: pintura de um menino ou menina previamente desenhado em folha de ofício, significando cada um deles. Salientar que a presença deles é sempre muito importante.
Sexto momento: entrega de um bilhete aos pais, com orientações e esclarecimentos acerca da Evangelização Infantil no Grupo Espírita. Na aula inicial II, tem uma sugestão que deverá ser adaptada.
SUGESTÃO=
Senhores Pais ou responsáveis,

Estamos muito felizes em ter seu filho(a) na Evangelização Infantil do Grupo Espírita _________________________________________________________________________________ Para um melhor aprendizado, é muito importante que os senhores acompanhem e incentivem seu filho(a), olhando sempre o caderno de Evangelização, ajudando nas tarefas, perguntando o que ele aprendeu na aula. Agindo assim, estarão reforçando as lições aprendidas e valorizando a freqüência dele(a) às aulas.
Além disso, acompanhem se a criança está trazendo sempre para aula o caderno de Evangelização e um lápis (ou o estojo da Escola regular).
Importante, também, observar o horário das aulas, que são............. (preencher com os seus dados).
Seu filho(a) está freqüentando o _______ Ciclo de Evangelização, para crianças de______ anos. As evangelizadoras responsáveis por este ciclo são:____________________________________________

Um abraço,
Nome das profes

“A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral.” Allan Kardec


Sétimo momento: distribuir um pequeno “agradinho” para as crianças como boas-vindas. Abaixo segue uma sugestão, na qual foram colocadas balas.

Prece de encerramento.

Nenhum comentário: