sábado, 3 de maio de 2008

Aula nº 7 Água – importância e utilidade



Prece inicial

Primeiro momento: contar a história:
Economia de água.

Ana Luísa era uma menina linda, bem educada, responsável e amada por todos. Embora tivesse apenas seis anos, já era independente e fazia sozinha seus deveres, tomava seu banho sem reclamar e ajudava sua mãe arrumando sua cama e guardando os brinquedos. Ela também cuidava de seu irmãozinho Lucas, um lindo bebê de olhos azuis.

Um belo dia Ana Luísa recebeu um convite de sua tia Clara para passar um final de semana em Porto Alegre, na casa de vovó Letícia. Ana ficou muito contente, porque além de visitar sua avó, ela iria passar um final de semana com suas primas Tassiane e Talita, que ela adorava.

Ana ajudou a mãe a arrumar as malas, e nem dormiu direito na noite anterior à viagem, pois estava muito contente porque iria viajar.

Mãe e filha fizeram uma ótima viagem. Elas observaram a beleza da natureza, as lindas paisagens e o belo dia ensolarado que fazia. Agradeceram a bondade de Deus, que criou a natureza, as flores e as árvores que embelezavam o caminho na viagem.

A chegada na casa de vovó Letícia foi festiva, com muitos abraços. Enquanto matavam a saudade e contavam as novidades, todos degustavam um gostoso lanche preparado por vovó Letícia. Quando terminaram de comer, a avó foi lavar a louça. Quando Ana começou a secar a louça, ela reparou que a avó lavava a louça com a torneira fechada, só abrindo para enxaguar, ao contrário de muitas pessoas, que costumam lavar a louça com a água escorrendo o tempo todo.

Logo as primas começaram a brincar, houve troca de presentes e as conversas e o barulho tomou conta da casa.

À noitinha, todos estavam cansados, e quando chegou a hora de dormir, Ana Luísa ajudou a arrumar as camas.

Quando tia Clara disse que era hora de tomar banho e dormir, as primas Tassiane e Talita protestaram, pois queriam brincar mais um pouco. Ana Luísa, ao contrário, logo foi tomar banho, sem reclamar.

A avó ligou o chuveiro e saiu do banheiro, pois Ana sabia tomar banho sozinha. Ela se deliciou com a água quentinha e cantarolou canções enquanto se ensaboava. Já fazia uns vinte minutos que a menina estava tomando banho quando sua avó abriu a porta do banheiro e disse:

- Este banho está muito demorado! Está indo muito água fora!

Ana Luísa estranhou, pois sempre tomava banhos demorados. A avós explicou, então, que devemos economizar água para que ela não falte no futuro. Se todo mundo economizar água tomando banhos mais rápidos e desligando o chuveiro enquanto se ensaboa, não vai faltar água para beber no futuro.

A conversa continuou depois do banho, quando a avó explicou que devemos cuidar dos rios, não poluindo, nem jogando lixo, para que tenhamos água sempre.

Ana Luísa prestou muita atenção no que a avó ensinou, e mudou sua maneira de tomar banho: agora seus banhos eram mais rápidos e com economia de água! E ela também entendeu que deve deixar a torneira fechada enquanto se ensaboa a louça e se escova os dentes.

O final de semana foi muito divertido e quando Ana retornou para casa, contou ao seu pai e aos amigos sobre a viagem, o quanto se divertiu e também sobre o que aprendeu sobre a importância de se economizar água e preservar os rios. Falou da beleza das cachoeiras, de como é bom tomar banho de piscina e tudo de bom que a água proporciona. Mas também lembrou como seria difícil viver sem água e como ela é importante para a saúde e o bem-estar de todos.

Ana Luísa também conversou com a secretaria de sua mãe para que ela economizasse água quando lavasse a louça e a roupa e pediu que ela não deixasse as torneiras pingando.

Aquela viagem para a casa da avó foi especial, porque Ana Luísa aprendeu uma lição que serviu para toda a sua vida! E ela ensinou a muitas pessoas o que sabia sobre a água, e essas pessoas mudaram seus hábitos, ajudando a conservar a água do planeta.

Segundo momento: conversa dialogada.

Perguntar às crianças quem já viu um rio, o mar, um riacho, uma lagoa.

Conversar sobre a importância da água para a vida na Terra e comentar que nada substitui a água, pois ela é o único liquido que mantém viva a natureza.

Lembrar que os refrigerantes, os chás, o chimarrão não tem o poder de substituir a água. Deus criou a água para manter vivos e saudáveis as pessoas e todos os seres da natureza: plantas e animais.

Dizer às crianças que devemos respeitar a água não jogando lixo nos rios, pois dentro dos rios existem muitos peixes e plantas que assim como nós dependem das águas dos rios para viver.

Conversar também sobre a importância de se economizar água para que no futuro não tenhamos problemas de falta de água.

Terceiro momento - ATIVIDADE 1: levar papel pardo e fazer um painel em conjunto com todas as crianças, sobre a natureza. Pode ser desenhados rios, peixes, lagos, árvores, plantas, flores, pessoas. Sugere-se que se coloque um título, por exemplo: ÁGUA=VIDA.
ATIVIDADE 2: distribuir o desenho da figura de Ana Luísa, para que os evangelizandos lembrem com mais facilidade a mensagem da história.

Prece de encerramento

Sugestão: maternal.

Nenhum comentário: