segunda-feira, 5 de maio de 2008

AULA SOBRE A FELICIDADE/ Dinâmica da Mochila

TEMA:
Felicidade
OBJETIVO:
Ajudar o jovem a refletir sobre o que é realmente importante para sua felicidade
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL:
Mochila, bússola, corda, garrafa de água, biscoito, equipamento de escalada, caixa de fósforo, rádio, lanterna, relógio, celular, tesoura, máquina fotográfica, mapa, estojo de 1º socorros, pacote de miojo, anilha.

Obs: A anilha pode ser substituida por qualquer outro objeto pesado. O objetivo é que o aluno sinta que realmente está difícil de carregar a mochila e precisa deixar alguns objetos no caminho.

DINÂMICA:

1º Momento
“Estamos em uma viagem a pé pelo deserto, carregamos esta mochila com diversos objetos importantes para nossa viagem.”

Neste momento todos os objetos são retirados da mochila e apresentados para os alunos. Se possível anote o nome dos objetos em um quadro negro para facilitar a lembrança. Peça a ajuda de um voluntário que será o protagonista da estória.

Solicite que o aluno de 3 voltas pela sala carregando a mochila pesada e peça para que a turma escolha um dos objetos para deixar pelo caminho alegando que a mochila está pesada. Repita o processo até que a mochila fique com apenas 1 objeto.

Deixe claro que a todo momento eles tiveram que fazer escolha para conseguir atingir o objetivo traçado que era completar a viagem.

2º Momento
“Agora vamos pensar nas nossas vidas. Podemos comparar nossa vida com a viagem feita pelo deserto? Qual seria nosso objetivo?”

A Felicidade!

“Quais são os “objetos” que Deus nos deu para que consigamos atingir nosso objetivo?”

Sugestões: a família, os amigos, fé, o trabalho, o estudo, roupas, casa, saúde, brinquedos, comida, video-game, celular, etc…

Misturar bens materiais com espirituais

Se possível listar os novos objetos da viagem da vida.

“O que devemos ir deixando de lado aos poucos para conseguirmos atingir a felicidade”

Conclusão

A felicidade está nas coisas simples da vida que todos nós temos e que são de graça! Precisamos de muito pouco para sermos felizes. Devemos estar sempre atentos ao que realmente é importante para sermos felizes. Na maioria das decisões que tomamos, esquecemos que estamos aqui na caminhada para felicidade. Esquecemos o longo prazo e pensamos só no hoje e agora. Pensar no futuro não é somente pensar na nossa vida daqui a 30 anos, mas sim pensar em todas as existências que teremos ao longo de nossa vida.

Nenhum comentário: